FAQ – Perguntas Frequentes

Na SedaCare, acreditamos que transparência e confiança são essenciais em cada etapa do cuidado. Reunimos as perguntas mais frequentes de clínicas, profissionais e famílias, para que compreenda com clareza o nosso serviço de sedação consciente e como garantimos conforto e segurança em cada procedimento.

1. O que é a SedaCare?

A SedaCare é uma equipa médica especializada em sedação em ambiente de ambulatório, que atua diretamente em clínicas dentárias e médicas. Com mais de 10 anos de experiência, mais de 200 clínicas parceiras e mais de 1000 procedimentos concluídos, garantimos um serviço rigoroso, seguro e humanizado.

2. Em que situações é recomendada a sedação?

A sedação é indicada em casos de ansiedade, medo extremo, trauma, tratamentos longos ou pacientes com necessidades especiais (como crianças, pessoas com autismo ou défices cognitivos/comportamentais).

3. A sedação é segura?

Sim. Todos os procedimentos são realizados por uma equipa constituída por médicos anestesiologistas e enfermeiros especializados, com monitorização contínua, seguindo todos os protocolos e guidelines nacionais e internacionais. O nosso compromisso é garantir segurança clínica e tranquilidade para o paciente e equipa.

4. Qual a diferença entre sedação moderada e anestesia geral?

A sedação moderada mantém o paciente relaxado, calmo e com capacidade de resposta, mantendo a função respiratória de forma autónoma. Por outro lado, a anestesia geral implica a supressão total de todos os estímulos do paciente: é colocado num estado de coma controlado e ligado a uma máquina chamada ventilador, que assume temporariamente a função da respiração. A anestesia geral é um procedimento totalmente seguro quando realizado em ambiente hospitalar, mas muito mais invasivo e complexo do que a sedação, e com uma recuperação mais lenta.

5. A sedação é indicada para crianças?

Sim, desde que devidamente realizada. A sedação é amplamente utilizada em pediatria, sobretudo em crianças com medo, fobia, experiências negativas anteriores ou necessidades especiais. Cada protocolo é adaptado à idade, peso e perfil clínico. Na SedaCare seguimos todas as indicações do Colégio de Anestesiologia da Ordem dos Médicos portuguesa, apresentando equipas treinadas em pediatria para procedimentos realizados em crianças.

6. Há idade mínima para realização de sedação em crianças?

Sim. Segundo o Colégio de Anestesiologia da Ordem dos Médicos portuguesa, os procedimentos de sedação em ambiente de ambulatório (clínicas), apenas deve ser realizado em crianças com idade superior a 3 anos. Em crianças com idades entre os 3 e os 9 anos, estes procedimentos devem ser realizados por médicos Anestesiologistas com experiência e prática regular em anestesia pediátrica. Na SedaCare temos uma equipa de pediatria, com médicos anestesiologistas e enfermeiros com formação e experiência em pediatria.

7. Na sedação moderada, o paciente fica inconsciente?

Pode ficar. Na sedação moderada o paciente mantém a respiração autónoma e capacidade de resposta. Fica tranquilo e muitas vezes sem memória do procedimento. No final do procedimento poderá ter a sensação de que se lembra de tudo mas dificilmente conseguirá descrever pormenorizadamente o que aconteceu e, no dia seguinte, há uma grande probabilidade de não se lembrar de nada.

8. Como é feita a recuperação após a sedação?

A recuperação é rápida. Após o procedimento, o paciente permanece em vigilância durante alguns minutos. Assim que está estável, regressa a casa acompanhado, com orientações claras e apoio pós-procedimento, se necessário.

9. A SedaCare desloca-se à minha clínica?

Sim. Toda a equipa e equipamento necessário são levados pela SedaCare até à clínica, sem necessidade de hospitalização. Transformamos qualquer espaço clínico num ambiente seguro para sedação.

10, Existe custo adicional para o paciente ou clínica?

A sedação representa um investimento adicional, mas garante previsibilidade, conforto e eficiência do tratamento. Cada caso é orçamentado de forma transparente, em articulação com a clínica.

11, Como posso integrar a SedaCare na minha clínica?

Basta entrar em contacto connosco. Avaliamos o espaço, explicamos todo o processo à equipa clínica e iniciamos os agendamentos. Não existem custos de adesão.

12. A SedaCare forma as equipas clínicas?

Sim. Acompanhamos cada clínica parceira com formação sobre preparação do paciente, comunicação com famílias e segurança em sedação, para que toda a equipa se sinta segura ao apresentar o serviço.

13. Que preparação o paciente deve fazer antes da sedação?

É necessário cumprir jejum, preencher um questionário pré-anestésico e seguir as orientações fornecidas pela nossa equipa. A segurança começa sempre antes do procedimento. 

14. A SedaCare entra em contacto com o paciente?

Sim. Existem, no mínimo, dois momentos de contacto da SedaCare com o paciente: 

  • 8 dias antes do procedimento, o paciente recebe um email com todas as indicações necessárias para o dia da sedação.
  • cerca de 3 dias antes do procedimento, um dos elementos da nossa equipa (e que vai estar presente no dia agendado), entra em contacto com o paciente por via telefónica por forma relembrar dos cuidados a ter no dia da sedação, esclarecer alguma dúvida que possa ainda permanecer e também dar algumas indicações mais específicas para o caso em concreto.

Para além destes dois momentos de contacto com o paciente, poderão existir mais momentos de contacto  entre a equipa SedaCare e o paciente, caso assim se justifique.

15. Existe acompanhamento após o procedimento?

Sim. Após a alta, fornecemos instruções pós-sedação e estamos disponíveis para esclarecer qualquer dúvida. O nosso compromisso não termina na cadeira clínica — acompanha o bem-estar do paciente até casa.

monitorização continua

Telefone

+351 916 875 217
(Chamada para rede móvel nacional)

Morada

Rua das Lavegadas nº80 – Parceiros

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